30/10/2016

Construindo o Planeta Terra (Relatório do Filme)

   Tudo teve início numa grande explosão chamada "Big Bang". Com esta explosão as estrelas formaram-se e agruparam-se numa grande massa de hélio e  hidrogénio - o Sol. 

   Devido à temperatura muito alta, o Sol começou a deitar bolas de fogo que formaram vários planetas, incluindo o planeta Terra.

   Um planeta chamado Teia chocou a uma grande velocidade com a Terra que fez com que houvesse deformação em ambos. Uma das partes do Planeta Teia formou a Lua e fez com que a Terra aumentasse de volume. Este aumento fez com que se formasse uma crosta terrestre e se seguisse um intenso período de vulcanismo ou seja, surgiram muitos vulcões que perfuravam a crosta e libertavam lava e dióxido de carbono.

   Formaram-se também outras camadas como a atmosfera. Parte do vapor de água que estava em estado gasoso passou ao estado líquido e assim apareceu a água. Com o aparecimento da água surgiu a primeira proteína que ao juntar-se com outras proteínas formaram a primeira bactéria - cianobactéria - que realiza a fotossíntese e por isso liberta oxigénio para a atmosfera.

   Com estas transformações, o planeta aqueceu o que fez com que, mais uma vez, houvesse o aparecimento de vulcões. O dióxido carbono libertado fez com que surgissem chuvas ácidas e assim o clima arrefecesse, passando a Terra a ser uma grande bola de neve. Mas por causa do vulcanismo, o gelo derreteu e a crosta terrestre ficou novamente visível.

   Voltando o clima a aquecer, a cianobactéria pôde evoluir e apareceram os primeiros seres vivos tais como pequenos animais invertebrados e plantas. 

   Alguns animais começaram a depositar ovos e deu-se o aparecimento dos répteis. As plantas que morriam passavam a carvão.

   Os répteis evoluíram e apareceram os primeiros mamíferos e os dinossauros.

   As plantas e os peixes do fundo do mar formam o petróleo.

  Milhões de anos depois, houve um choque de um asteróide com a Terra que provocou tsunamis e atividade nos vulcões. Estes desastres foram, provavelmente, a razão da extinção dos dinossauros. No entanto outros animais (os mamíferos, por exemplo) sobreviveram e continuaram em evolução.  

  O mundo mudou mais uma vez. Haviam muitos movimentos nas placas terrestres e crescimento de montanhas. Surgiram, em África, os primatas (hominídeos) ou seja os primeiros seres vivos mais parecidos com o ser humano que inicialmente andavam com quatro patas no chão mas as necessidades fizeram com que evoluíssem para a marcha bípede. Esta evolução termina no Homo Sapiens Sapiens

  O clima mudou novamente, o nível do mar diminuiu e a África e a Ásia ficam mais próximas. Com isto, o Homo Sapiens Sapiens multiplica-se pela Ásia e também pela Europa e mais tarde, depois da era do gelo, pela América.

   Mas a Terra ainda tem muito por contar!



Sem comentários:

Enviar um comentário